Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

/ Novidades

Na hora de escolher as esquadrias, o que fazer?

03

MARÇO

Na hora de escolher as esquadrias, o que fazer?

É uma escolha importante, mas que não deve ser tomada de última hora!

Muitas pessoas deixam para escolher que tipo de esquadria usar quando a obra já está com todos os vãos abertos, prontos para receber o material. Seria essa a melhor hora?

A resposta é NÃO!

A escolha de esquadrias deve ser planejada na concepção do projeto! Digo isso porque elas são parte da arquitetura, parte da volumetria que dará cara a edificação.

Assim sendo, o modelo a ser usado interfere diretamente no projeto de arquitetura e consequentemente, em como sua obra vai ser vista por todos.

Além disso, são elas que garantem a ventilação e a quantidade de luz ideal para cada ambiente proposto.

E o que todos sempre nos perguntam? Qual a porcentagem dos valores das esquadrias em relação a obra?

Pasmem, pois pode chegar a até 30% (ISSO MESMO)! Trinta porcento do valor total a obra. Por isso a importância de entender melhor qual esquadria utilizar. E mais! Ficar atento sempre ao fabricante e se cumprem à risca as normas de desempenho e padronização.

Mas vamos lá! Graças a tecnologia, existe uma gama enorme de materiais a serem utilizados na confecção das esquadrias, sejam de portas, janelas, ou até mesmo de portões!

Madeira

Para quem busca um bom isolamento térmico, eis a solução! São usadas apenas para arquitetura colonial ou estilos mais rústicos?

De forma alguma!

Hoje elas são contemporâneas, causando uma sensação de conforto e imponência nas edificações onde são utilizadas. Não importa a forma da abertura, mas a beleza natural da madeira em harmonia com outros elementos como pedras naturais, concreto, enfim! Madeira voltou muito forte como elemento estético e funcional!

Claro, é preciso manutenções periódicas, principalmente nas partes externas, onde há o contato direto com as intempéries como umidade, calor, mas isso para muitos é apenas um detalhe, pois a beleza vale o sacrifício!

Ferro

Não muito utilizadas hoje em dia, mas que tem pontos relevantes a destacar, como a força estrutural que ela desempenha. E pode acreditar: muitas vezes são necessárias para ajudar na estrutura da edificação.

Também precisa de manutenções periódicas, já que mesmo sendo pintada de forma correta e protegida com fundos especiais, ainda sim se trata de ferro, e com o tempo pode causar corrosões pela ferrugem.

Em locais úmidos, essa não seria uma boa opção.

Alumínio

São as esquadrias mais utilizadas em nossa região sudeste.

Além da beleza e das várias cores e texturas, são facilmente adaptáveis a qualquer tipo de abertura, sendo feitas sob medida pela sua versatilidade. Essas esquadrias são altamente resistentes a intempéries, pois se trata de material não corrosivo por umidade, além de ser leve e muito eficiente.

A limpeza é muito fácil de ser feita, tem excelente vedação e modelos desde os mais tradicionais, até os de alta padrão! São vários mecanismos que tornam essa esquadria a principal escolha do mercado.

São usadas em todos os tipos de aberturas, até mesmo em portões de garagem, portas pivotantes, enfim, uma infinidade de usos para se adaptar a cada projeto e necessidade.

PVC

Como se trata de uma espécie de “plástico”, esse tipo de esquadria é muito procurada em casos onde há muita maresia, como edificações em áreas litorâneas. São esquadrias leves, versáteis, e tem um ótimo isolamento térmico, seja pra evitar o calor ou frio excessivos e até mesmo como ótimo isolante acústico.

No sul do país, essas esquadrias já são utilizadas há tempos, pois isolam de forma muito eficiente aquele frio rigoroso que temos por lá.

Não é a esquadria mais barata, mas com certeza uma ótima opção por todos os benefícios que ela traz para a edificação.

Vidros sem Esquadria

São bastante utilizados, pois tem um preço bastante atrativo e deixa a edificação com uma ótima impressão estética. Porém, existem muitos pontos negativos ao utilizá-las, como segurança e vedação.

Como não utilizam praticamente de nenhuma estrutura mais robusta, as trancas, corrediças e demais mecanismos falham na hora de deixar o ambiente seguro e resistente as condições climáticas.


Em resumo, cada esquadria tem sua peculiaridade e beleza particular. Todas são encontradas de forma padronizada ou podem ser feitas sob medida, dependendo da necessidade e do projeto de arquitetura.

O mais importante é decidir com inteligência qual modelo utilizar, já que temos uma opção para cada caso e com certeza de alguma forma, vai atender a sua necessidade.

Querem saber mais sobre esse conteúdo? Nos deixe uma mensagem!

Pelo nosso whatsapp, você tem atendimento exclusivo de toda equipe Portfolio Arquitetura + Engenharia! Estamos a disposição e até o próximo papo!

Busca

Veja também

27

JAN
image

Onde entra a Engenharia Civil no processo de projeto?

Basicamente, o projeto de engenharia é um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos...

20

JAN
image

O que devo saber sobre as etapas de um projeto arquitetônico?

É uma pergunta bastante recorrente entre nossos clientes quando começamos a conversar sobre projeto.

Essa dúvida, ou as vezes apenas o...

13

JAN
image

Tendências para 2023

Um assunto que todo início de ano rende boas horas de conversa!

Então, o que teremos de tendência para esse ano que...