Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

/ Novidades

Vamos explicar!

04

JANEIRO

Vamos explicar!

Planejar e antecipar todas as etapas e os processos da obra é o primeiro passo para um projeto bem sucedido. E apenas um profissional especializado poderá apresentar um plano eficiente e completo.

Um bom planejamento precisa incluir as etapas do projeto, prazos, orçamento, dimensionamento da equipe e todos os serviços que deverão ser realizados durante o período.

Um projeto bem elaborado economiza tempo, dinheiro e dá mais tranquilidade a todos que estão envolvidos, tanto o dono do imóvel quanto os prestadores de serviços. A partir do momento em que há planejamento, existe um melhor controle do fluxo de caixa.

Por meio de medidas e cálculos, seguindo a norma vigente, o Engenheiro Civil será capaz de definir um projeto estrutural, escolher o tipo das fundações e dimensionamento das mesmas, além da escolha dos materiais mais indicados e as quantidades necessárias.

Além disso, ter um projeto hidrossanitário, elétrico e de prevenção contra incêndios (no caso de prédios residenciais, construções comerciais e industriais) também é fundamental para garantir a segurança e a funcionalidade da edificação.

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para construção e reforma de um imóvel é obrigatória. Iniciar um serviço ou obra sem registrar a ART no sistema CONFEA/CREA não é permitido, conforme a lei nº 6.496/77.

Sem a assinatura de um engenheiro no projeto arquitetônico, não há como sequer aprová-lo em algum órgão competente, como Prefeituras. Além de inseguras, obras irregulares estão sujeitas a multas e podem, inclusive, ser embargadas.

A legislação vigente, a fiscalização dos órgãos públicos, as normas técnicas para sistemas hidráulicos, elétricos e de estrutura etc. Tudo isso será contemplado no projeto de um profissional habilitado, a fim de garantir a qualidade e a segurança da obra, bem como proteger este profissional, do ponto de vista jurídico.

Por mais experiência prática que um pedreiro ou um mestre de obras tenha, o papel do engenheiro como responsável pela obra é muito importante para evitar problemas com a lei e assim, evitar paralisações, multas e até mesmo processos.

Também é importante que os materiais sejam adquiridos de acordo com o cronograma da obra, evitando gastos que prejudiquem o fluxo de caixa. Dessa forma, além de reduzir os custos, o canteiro de obras fica mais organizado.

Um projeto bem feito também reduz gastos após a construção, com a correção de futuras patologias e a manutenção da edificação.

Além do conhecimento técnico, um bom engenheiro também deve ter a experiência prática de ter planejado e gerenciado a execução de obras de diferentes tipos e portes.

Poder contar com o acompanhamento de um profissional habilitado durante todas as fases da obra, além de valorizar o seu imóvel, evita a compra de equipamentos e materiais desnecessários, além do retrabalho, pois um bom profissional consegue antecipar os problemas antes de executar qualquer serviço.

O engenheiro também é responsável pela gestão da equipe, fundamental para que o projeto seja executado com qualidade, evitando desperdício e com o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ele cuidará dos mínimos detalhes para que a obra tenha qualidade e, principalmente, durabilidade, valorizando, inclusive, o imóvel em construção.

Um plano eficiente também reduz os riscos de retrabalho, pois antecipa problemas e apresenta soluções, contribuindo para diminuir o tempo total da obra.

Um engenheiro experiente geralmente conta com uma rede de profissionais e de fornecedores de confiança. Assim, consegue realizar a compra de materiais e equipamentos rapidamente, e pode indicar os melhores profissionais para os mais diferentes tipos de serviços.

Em muitos casos, esta rede de profissionais, por trabalhar em parceria com o engenheiro, pode oferecer descontos e outros benefícios para o contratante.

Busca

Veja também

22

SET
image

O que analisar na hora de fechar um contrato?

Existe uma grande variação de valores ao procurar um Arquiteto para um projeto. Isso acontece na maioria das vezes, não só pela qualidade...

07

ABR
image

Quais as vantagens da Construção Modular?

A alvenaria “convencional” de blocos cerâmicos em estrutura de vigas e pilares em concreto armado é o principal sistema construtivo brasileiro, apesar de...

10

MAR
image

Quais as vantagens e desvantagens em ter uma casa de madeira?

Este sistema construtivo tem se popularizado cada vez mais no Brasil, sobretudo em regiões onde não é tradicional a implantação de construções pré-fabricadas...