Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

/ Novidades

Vamos explicar!

04

JANEIRO

Vamos explicar!

Planejar e antecipar todas as etapas e os processos da obra é o primeiro passo para um projeto bem sucedido. E apenas um profissional especializado poderá apresentar um plano eficiente e completo.

Um bom planejamento precisa incluir as etapas do projeto, prazos, orçamento, dimensionamento da equipe e todos os serviços que deverão ser realizados durante o período.

Um projeto bem elaborado economiza tempo, dinheiro e dá mais tranquilidade a todos que estão envolvidos, tanto o dono do imóvel quanto os prestadores de serviços. A partir do momento em que há planejamento, existe um melhor controle do fluxo de caixa.

Por meio de medidas e cálculos, seguindo a norma vigente, o Engenheiro Civil será capaz de definir um projeto estrutural, escolher o tipo das fundações e dimensionamento das mesmas, além da escolha dos materiais mais indicados e as quantidades necessárias.

Além disso, ter um projeto hidrossanitário, elétrico e de prevenção contra incêndios (no caso de prédios residenciais, construções comerciais e industriais) também é fundamental para garantir a segurança e a funcionalidade da edificação.

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para construção e reforma de um imóvel é obrigatória. Iniciar um serviço ou obra sem registrar a ART no sistema CONFEA/CREA não é permitido, conforme a lei nº 6.496/77.

Sem a assinatura de um engenheiro no projeto arquitetônico, não há como sequer aprová-lo em algum órgão competente, como Prefeituras. Além de inseguras, obras irregulares estão sujeitas a multas e podem, inclusive, ser embargadas.

A legislação vigente, a fiscalização dos órgãos públicos, as normas técnicas para sistemas hidráulicos, elétricos e de estrutura etc. Tudo isso será contemplado no projeto de um profissional habilitado, a fim de garantir a qualidade e a segurança da obra, bem como proteger este profissional, do ponto de vista jurídico.

Por mais experiência prática que um pedreiro ou um mestre de obras tenha, o papel do engenheiro como responsável pela obra é muito importante para evitar problemas com a lei e assim, evitar paralisações, multas e até mesmo processos.

Também é importante que os materiais sejam adquiridos de acordo com o cronograma da obra, evitando gastos que prejudiquem o fluxo de caixa. Dessa forma, além de reduzir os custos, o canteiro de obras fica mais organizado.

Um projeto bem feito também reduz gastos após a construção, com a correção de futuras patologias e a manutenção da edificação.

Além do conhecimento técnico, um bom engenheiro também deve ter a experiência prática de ter planejado e gerenciado a execução de obras de diferentes tipos e portes.

Poder contar com o acompanhamento de um profissional habilitado durante todas as fases da obra, além de valorizar o seu imóvel, evita a compra de equipamentos e materiais desnecessários, além do retrabalho, pois um bom profissional consegue antecipar os problemas antes de executar qualquer serviço.

O engenheiro também é responsável pela gestão da equipe, fundamental para que o projeto seja executado com qualidade, evitando desperdício e com o cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ele cuidará dos mínimos detalhes para que a obra tenha qualidade e, principalmente, durabilidade, valorizando, inclusive, o imóvel em construção.

Um plano eficiente também reduz os riscos de retrabalho, pois antecipa problemas e apresenta soluções, contribuindo para diminuir o tempo total da obra.

Um engenheiro experiente geralmente conta com uma rede de profissionais e de fornecedores de confiança. Assim, consegue realizar a compra de materiais e equipamentos rapidamente, e pode indicar os melhores profissionais para os mais diferentes tipos de serviços.

Em muitos casos, esta rede de profissionais, por trabalhar em parceria com o engenheiro, pode oferecer descontos e outros benefícios para o contratante.

Busca

Veja também

03

FEV
image

Qual o tempo gasto para a concepção de um projeto?

Uma pergunta que sempre nos fazem na hora do Briefing:

Qual o tempo gasto para a concepção de um projeto?

27

JAN
image

Onde entra a Engenharia Civil no processo de projeto?

Basicamente, o projeto de engenharia é um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos...

20

JAN
image

O que devo saber sobre as etapas de um projeto arquitetônico?

É uma pergunta bastante recorrente entre nossos clientes quando começamos a conversar sobre projeto.

Essa dúvida, ou as vezes apenas o...