Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

/ Novidades

Quais as vantagens e desvantagens em ter uma casa de madeira?

10

MARÇO

Quais as vantagens e desvantagens em ter uma casa de madeira?

Este sistema construtivo tem se popularizado cada vez mais no Brasil, sobretudo em regiões onde não é tradicional a implantação de construções pré-fabricadas em madeira. A facilidade de transporte e regulamentação do uso da madeira em nossa região tornou mais acessível a compra destes projetos e implantação dos mesmos, tornando-os mais populares e um diferencial no ambiente, uma vez que se destacam visualmente em meio a construções convencionais de alvenaria.

A título de informação, um ponto a ser ressaltado é: o sistema na verdade é misto, não sendo composto por 100% de madeira em sua estrutura e acabamento. É utilizado um sistema misto onde a fundação, banheiros e cozinha possuem concreto armado e alvenaria tradicional, devido à facilidade deste sistema em embutir a parte hidráulica e elétrica, pontos estes que a madeira de fechamento dos modelos disponíveis não consegue suprir.

Sendo assim, é um sistema misto, porém predominantemente em madeira no visual, o que da um aspecto lindo no resultado final da construção!

Vantagens

Visual

Embora o aspecto visual seja algo relativo ao gosto pessoal, ou seja, subjetivo e individual, a casa de madeira permite algumas intervenções e possibilidades únicas, por exemplo: manter o acabamento em madeira externamente e internamente revestir com gesso estruturado, tendo uma casa completamente personalizável!

Tempo de obra

Uma vantagem muito relevante das casas em madeira é a velocidade da obra! A depender do tamanho e complexidade da obra, pode variar, mas em geral reduz-se o tempo de execução em até 3x em relação ao sistema tradicional.

Flexibilidade da planta

Por ser feita de módulos, é possível facilmente adicionar ou subtrair ambientes do projeto inicial vendido pela empresa responsável pela obra, somente sendo necessário aumento da fundação e extensão dos telhados. Pode-se, inclusive, realizar estes acréscimos anos depois da casa construída.

Conforto térmico

A madeira, por suas características físicas naturais, isolante térmica e possui baixíssima condução de calor. Isso faz com que possa se controlar facilmente a temperatura interna da casa. Exemplo: se a temperatura externa está baixa, com janelas e portas fechadas, a madeira serve de isolante, mantendo a parte interna mais quente, independente do exterior. E o contrário também se aplica.

Custo final

Estima-se que a economia seja de aproximadamente 30% em relação a uma construção de concreto armado e alvenaria convencional. O porquê disso explica-se na quantidade de mão de obra envolvida, velocidade e dispensa de acabamentos como reboco, massa corrida, tinta, etc.

Desvantagens

Manutenção

Este ponto é colocado pelo aspecto da manutenção do verniz externo da construção em madeira, no entanto, todo sistema construtivo demanda manutenção e, em muitos casos, mais até que a madeira. Sendo bem objetivo, a principal necessidade de cuidado é a renovação do verniz a cada 2 ou 3 anos, dependendo claro, da insolação que incide sobre a casa, que causa este desgaste.

Iluminação interna

Naturalmente a madeira tem um tom mais escuro que o de costume em acabamentos internos mais comuns. Isso faz com que a adaptação visual seja necessária, no entanto, em pouquíssimo tempo acostuma-se com a cor e o conforto que a madeira traz!

Movimentação natural

Por se tratar de um sistema de encaixe das paredes com a estrutura principal, existe por mais que mínima, uma movimentação quando acontece variação de temperatura diária. Pode-se ouvir pequenos “estralos” da madeira nos primeiros meses após a construção, fruto desta adaptação da estrutura, mas depois cessa e a casa fica totalmente adaptada à variação térmica e ao local instalado.

Possibilidades de Projetos

O mais incrível das casas de madeira é que, independente do tamanho, que pode variar normalmente de 25m² até 300, 400m² ou até mais dependendo dos padrões de cada fornecedor, existem muitas possibilidades de personalização externa, projetos paisagísticos que se integram completamente com a rusticidade deste sistema.

Há também a possibilidade de projetar espaços complementos como área lazer, piscina, banheiros externos, bangalôs, decks, dentre outros. Todas as possibilidades que a arquitetura pode extrair do sistema pré-fabricado de madeira!


Querem saber mais sobre esse conteúdo? Nos deixe uma mensagem!

Pelo nosso whatsapp, você tem atendimento exclusivo de toda equipe Portfolio Arquitetura + Engenharia! Estamos a disposição e até o próximo papo!


Busca

Veja também

22

SET
image

O que analisar na hora de fechar um contrato?

Existe uma grande variação de valores ao procurar um Arquiteto para um projeto. Isso acontece na maioria das vezes, não só pela qualidade...

07

ABR
image

Quais as vantagens da Construção Modular?

A alvenaria “convencional” de blocos cerâmicos em estrutura de vigas e pilares em concreto armado é o principal sistema construtivo brasileiro, apesar de...

03

MAR
image

Na hora de escolher as esquadrias, o que fazer?

É uma escolha importante, mas que não deve ser tomada de última hora!

Muitas pessoas deixam para escolher que tipo de...