Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

/ Novidades

Quais as vantagens e desvantagens em ter uma casa de madeira?

10

MARÇO

Quais as vantagens e desvantagens em ter uma casa de madeira?

Este sistema construtivo tem se popularizado cada vez mais no Brasil, sobretudo em regiões onde não é tradicional a implantação de construções pré-fabricadas em madeira. A facilidade de transporte e regulamentação do uso da madeira em nossa região tornou mais acessível a compra destes projetos e implantação dos mesmos, tornando-os mais populares e um diferencial no ambiente, uma vez que se destacam visualmente em meio a construções convencionais de alvenaria.

A título de informação, um ponto a ser ressaltado é: o sistema na verdade é misto, não sendo composto por 100% de madeira em sua estrutura e acabamento. É utilizado um sistema misto onde a fundação, banheiros e cozinha possuem concreto armado e alvenaria tradicional, devido à facilidade deste sistema em embutir a parte hidráulica e elétrica, pontos estes que a madeira de fechamento dos modelos disponíveis não consegue suprir.

Sendo assim, é um sistema misto, porém predominantemente em madeira no visual, o que da um aspecto lindo no resultado final da construção!

Vantagens

Visual

Embora o aspecto visual seja algo relativo ao gosto pessoal, ou seja, subjetivo e individual, a casa de madeira permite algumas intervenções e possibilidades únicas, por exemplo: manter o acabamento em madeira externamente e internamente revestir com gesso estruturado, tendo uma casa completamente personalizável!

Tempo de obra

Uma vantagem muito relevante das casas em madeira é a velocidade da obra! A depender do tamanho e complexidade da obra, pode variar, mas em geral reduz-se o tempo de execução em até 3x em relação ao sistema tradicional.

Flexibilidade da planta

Por ser feita de módulos, é possível facilmente adicionar ou subtrair ambientes do projeto inicial vendido pela empresa responsável pela obra, somente sendo necessário aumento da fundação e extensão dos telhados. Pode-se, inclusive, realizar estes acréscimos anos depois da casa construída.

Conforto térmico

A madeira, por suas características físicas naturais, isolante térmica e possui baixíssima condução de calor. Isso faz com que possa se controlar facilmente a temperatura interna da casa. Exemplo: se a temperatura externa está baixa, com janelas e portas fechadas, a madeira serve de isolante, mantendo a parte interna mais quente, independente do exterior. E o contrário também se aplica.

Custo final

Estima-se que a economia seja de aproximadamente 30% em relação a uma construção de concreto armado e alvenaria convencional. O porquê disso explica-se na quantidade de mão de obra envolvida, velocidade e dispensa de acabamentos como reboco, massa corrida, tinta, etc.

Desvantagens

Manutenção

Este ponto é colocado pelo aspecto da manutenção do verniz externo da construção em madeira, no entanto, todo sistema construtivo demanda manutenção e, em muitos casos, mais até que a madeira. Sendo bem objetivo, a principal necessidade de cuidado é a renovação do verniz a cada 2 ou 3 anos, dependendo claro, da insolação que incide sobre a casa, que causa este desgaste.

Iluminação interna

Naturalmente a madeira tem um tom mais escuro que o de costume em acabamentos internos mais comuns. Isso faz com que a adaptação visual seja necessária, no entanto, em pouquíssimo tempo acostuma-se com a cor e o conforto que a madeira traz!

Movimentação natural

Por se tratar de um sistema de encaixe das paredes com a estrutura principal, existe por mais que mínima, uma movimentação quando acontece variação de temperatura diária. Pode-se ouvir pequenos “estralos” da madeira nos primeiros meses após a construção, fruto desta adaptação da estrutura, mas depois cessa e a casa fica totalmente adaptada à variação térmica e ao local instalado.

Possibilidades de Projetos

O mais incrível das casas de madeira é que, independente do tamanho, que pode variar normalmente de 25m² até 300, 400m² ou até mais dependendo dos padrões de cada fornecedor, existem muitas possibilidades de personalização externa, projetos paisagísticos que se integram completamente com a rusticidade deste sistema.

Há também a possibilidade de projetar espaços complementos como área lazer, piscina, banheiros externos, bangalôs, decks, dentre outros. Todas as possibilidades que a arquitetura pode extrair do sistema pré-fabricado de madeira!


Querem saber mais sobre esse conteúdo? Nos deixe uma mensagem!

Pelo nosso whatsapp, você tem atendimento exclusivo de toda equipe Portfolio Arquitetura + Engenharia! Estamos a disposição e até o próximo papo!


Busca

Veja também

27

JAN
image

Onde entra a Engenharia Civil no processo de projeto?

Basicamente, o projeto de engenharia é um conjunto de processos de produção da construção civil que visa atingir um objetivo específico com prazos...

20

JAN
image

O que devo saber sobre as etapas de um projeto arquitetônico?

É uma pergunta bastante recorrente entre nossos clientes quando começamos a conversar sobre projeto.

Essa dúvida, ou as vezes apenas o...

13

JAN
image

Tendências para 2023

Um assunto que todo início de ano rende boas horas de conversa!

Então, o que teremos de tendência para esse ano que...